segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Investigando a Ação Cultural e Educativa em Museus: Relato de Valéria Abdalla do Museu Histórico Nacional



No encontro do dia 25/10 tivemos o prazer de acompanhar por vídeo conferência o relato de Valéria Abdalla, funcionária do Museu Histórico Nacional, no setor de Divisão Educativa e Profa. Substituta do Curso de Museologia, do Departamento de Ciências da Informação, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Museologia, pela Universidade Federal da Bahia.

A videoconferência tinha como foco de abordagem algumas práticas realizadas no Museu Histórico Nacional-RJ e sua ação educativa junto ao público. Um dos projetos era o Escola em Movimento, adotado em 2008. Este projeto a partir de datas históricas, tais como dia da independência, dia do índio, trata de conectar com apoio de profissionais da História, do Teatro, entre outros, o seu acervo, deste modo estabelecendo contato entre os objetos/atividades com a realidade dos visitantes.
Outro projeto interessante foi o de inclusão de visitantes com deficiência visual, realizado pelo Instituto Benjamin Constant, onde os objetos selecionados podem ser tocados, tornando-os assim visíveis aos visitantes em questão. Há conversações para um trabalho em conjunto acontencendo.

A instituição pretende cada vez mais aprimorar encontros com os profissionais da área do Turismo, que desde 2008 tem acesso a cursos de formação no Museu Histórico Nacional. Segundo Abdalla, é importante utilizar o "espaço em torno do museu e criar narrativas ao redor. Envolver as zonas comerciais, envolver as pessoas que circulam ao redor". 
Outro projeto envolve o preparo de professores e demais profissionais da educação, denominado Museu, espaço de construção de saberes. Outros projetos dizem respeitos as visitações mediadas. Maiores detalhes na página da Divisão educativa: http://www.museuhistoriconacional.com.br/


Formação Educadores
Visita Mediada











A palestrante entende ser essencial a criação de mecanismos de retorno do público. Assim, estabelecer um trabalho pré-visita, visita e pós-visita para entendimento holístico do processo de envolvimento do público visitante. O espaço de memória institucional está sendo preenchido atualmente com backups, fotografias e relatórios finais de fechamento de exposições, embora inda necessite de pesquisas mais apuradas para melhorar as ações educativas do museu.

Museu Histórico Nacional- RJ





(Site do Museu Histórico Nacional)
(Site do Museu Histórico Nacional- projetos)
(site do Instituto Benjamin Constant)
(Projeto Inclusão deficiência visual Instituto Benjamin Constant)

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