Na primeira aula da disciplina não estava presente,
mas segundo a ementa foram apresentadas as pautas a serem discutidas na
disciplina, a ementa e toda a programação da disciplina em si. Foram definidas
as bases para o restante das aulas e os textos e dinâmicas a serem trabalhados
em aula.
Na segunda aula, na qual ingressei na disciplina
Informação e Educação Patrimonial, na modalidade aluno especial diplomado,
ocorreram às discussões sobre a educação patrimonial em museus e as relações
históricas. Foram pontualmente discutidas a partir da apresentação de slides e
do referencial teórico da aula os conceitos de dimensão educacional do museu e
de função educacional da instituição. Os textos trabalhados foram: Educação
Museal, de Marcele Pereira e A Presença de estudantes, de Paulo
Knauss. O primeiro trata-se de uma tese que tenciona abordar as inúmeras
práticas educativas realizadas em museus, conceituando de forma detalhada a
diferença entre a dimensão e a função educativa destas instituições. Para isso,
utiliza do estudo de caso do Museu Nacional, que segundo a autora foi o
primeiro a institucionalizar a função educativa do museu.
Por sua vez, o segundo texto é um artigo que aborda a
Museologia no Brasil e sua produção intelectual no que tange as relações
Museu-Educação dos anos 1950-1980. Trata em particular do encontro do ICOM
realizado em 1958 no Rio de Janeiro, onde inúmeras questões dos papéis
educacionais do museu foram abordados.
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