terça-feira, 25 de setembro de 2012

Relato aula 1-2: (30 de agosto e 06 de setembro)


Na primeira aula da disciplina não estava presente, mas segundo a ementa foram apresentadas as pautas a serem discutidas na disciplina, a ementa e toda a programação da disciplina em si. Foram definidas as bases para o restante das aulas e os textos e dinâmicas a serem trabalhados em aula.
Na segunda aula, na qual ingressei na disciplina Informação e Educação Patrimonial, na modalidade aluno especial diplomado, ocorreram às discussões sobre a educação patrimonial em museus e as relações históricas. Foram pontualmente discutidas a partir da apresentação de slides e do referencial teórico da aula os conceitos de dimensão educacional do museu e de função educacional da instituição. Os textos trabalhados foram: Educação Museal, de Marcele Pereira e A Presença de estudantes, de Paulo Knauss. O primeiro trata-se de uma tese que tenciona abordar as inúmeras práticas educativas realizadas em museus, conceituando de forma detalhada a diferença entre a dimensão e a função educativa destas instituições. Para isso, utiliza do estudo de caso do Museu Nacional, que segundo a autora foi o primeiro a institucionalizar a função educativa do museu.
Por sua vez, o segundo texto é um artigo que aborda a Museologia no Brasil e sua produção intelectual no que tange as relações Museu-Educação dos anos 1950-1980. Trata em particular do encontro do ICOM realizado em 1958 no Rio de Janeiro, onde inúmeras questões dos papéis educacionais do museu foram abordados.

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