terça-feira, 25 de setembro de 2012

Relato Aula 3: (13 de Setembro)


Na terceira aula da disciplina trabalhamos o texto Oficina do objeto, de Magaly Cabral.
O texto foi abordado de maneira dinâmica visto que foram divididos tópicos de discussão, onde os colegas tiveram um tempo destinado a discussão teórica entre si. Após, todos entraram em um bate-papo sobre os temas e conceitos trabalhados no texto de Magaly.
A autora aborda uma proposta de oficina que ela construiu em conjunto com Domingos Gonzalez Cruz, que relaciona a palavra com o objeto museal. Para isso a autora embasa-se em três pilares teóricos, Vygotsky (Pensamento e linguagem, Zona de Desenvolvimento Proximal), Bakhtin (homem como sujeito social/marxismo dialético) e Paulo Freire (democratização escolar/palavras geradoras).
A autora inúmeras vezes explicita conceitos chaves como o museu sendo um sistema simbólico que media o homem em relação com o mundo. Aborda conceitos como o discurso museológico, entendido como uma discurso ideológico, com um propósito definido. Os objetos não são inócuos, não valem por si, mas sim são significáveis.
No item de Ação Educativa no Museu relaciona o conceito proposto de Vygostky de Zona de Desenvolvimento Proximal como essencial ao aprendizado, em especial para desenvolver a capacidade de construir um canal de troca de experiências e saberes com base nos objetos museais.
Por fim, finaliza com a proposta da oficina que relacione palavra e objeto de maneira a valorizar o visitante, construir uma relação dialética de troca de ideias, onde os objetos serão geradores (Paulo Freire). A oficina utilizará poesias, palavras soltas, temas geradores, todos relacionando-se aos objetos. A autora conseguiu realizar a oficina na Semana Paulo Freire em 2006, mas acaba o texto lançando novos desafios...Será possível faze-lo no Museu da República?
E em outros museus do nosso país?

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